12/12/2020

Literatura Moçambicana em Foco

    Se você é um curioso ou apaixonado por literatura não deixe de assistir no Youtube esta entrevista. Vai agregar conhecimento a tua vida. Basta clicar no link e você será direcionado a minha página no Youtube. 

https://www.youtube.com/watch?v=b2BAQ7khFP4&t=3316s


Abaixo seguem as perguntas ao entrevistado o professor doutor Elisio Vieira de Faria.


1.    Na literatura africana em Língua Portuguesa, para usar as palavras de Lúcio Manjate “há escritores que passaram um período e outros que redefiniram seu processo de criação.” O que representa a literatura moçambicana em seu processo inicial de formação, ainda debaixo do jugo dos colonizadores?  

2.    No caso dos escritores moçambicanos, você presencia algum escritor que na visão cultural dele, ele produz uma literatura que é resultante dum processo ideológico, onde a transformação é marcada pela vivência histórica nesse processo da colonização portuguesa

3.    A produção literária pode envolver vários aspectos, nem sempre ideológicos, mas um projeto estético, o tipo de linguagem, de personagem, de cenário, sobretudo as vozes poéticas podem acompanhar a prosa narrativa. Que olhar você tem em referência a linguagem, porque o mais apropriado é falar literaturas africanas de língua portuguesa.

4. Explica um pouquinho a quem nos houve o porquê a literatura moçambicana é chamada de recente como se deu esse processo libertário dos moçambicanos. Existiam escritores ávidos pela libertação e quem eram eles? 

5. Eduardo Said menciona que a cultura deriva de nossas experiências históricas, logo estamos moldando e sendo moldados. Diante disso, essa geração do século XX tem apresentado uma estética literária que já se distancia dos resquícios de colonização e pós-colonização? 

6. Na relação entre, língua e literatura, Brasil e Moçambique, você verifica certa aproximação, distanciamento e certa pluralidade nas literaturas africanas de língua portuguesa. Quais as suas impressões sobre isso? 

7. Depois da Lei Federal 10639/03 determinando que os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira sejam abordadas nas escolas, quais são os ganhos que podemos esperar?

8. Em que momento se percebe um transporte identitário na literatura moçambicana?

Nenhum comentário: