30/04/2014

Errabundos



Araçatuba, sábado, 23 de junho de 2001.

         
O pior cachorro é o de duas patas, pois comanda o de quatro. Numa parcela de pessoas que não se preocupam com o bem-estar comunitário, é demasiadamente difícil trabalhar a conscientização. São pedras de tropeço.

Endemias como leishmaniose, raiva, dengue e outras, assombram. Ao que parece, os comportamentos afins entre o homem e o canino são os motivos que têm desasossegado o trabalho dos profissionais das vigilâncias. É preciso entender que uma vez dedectada a doença o animal deve ser sacrificado, para não colocar em risco a vida humana. Não sou favorável à matança indiscriminada, contudo, percebo inversão de valores, em que o animal vale mais que o homem.

Em 1999, foram detectados 15 casos de leishmaniose, com duas mortes. No ano passado, 12 casos e, recentemente, constatou-se seis casos, com o falecimento de Stefany Augusta dos Santos, bebê de apenas quatro meses.

Os cães não são os únicos responsáveis pela baderna, mas, sobretudo, os homens que têm sido negligentes e imprudentes. Muitas vezes, há irresponsabilidade por parte das pessoas, que não têm apropriadas condições financeiras para cuidar de si e querem abelhar-se no tratar dos cães. Alimentados inadequadamente, remetem ao relento. Liberam os cães para passeios nas ruas como se não fossem causar males aos transeuntes.

Quanto tempo ainda será dispensado com campanhas educativas? Custa a entender o de duas patas. Temos tantos araçatubenses ignorantes e irresponsáveis? Rever conceitos é tão importante quanto limpar a casa. Sua excelência e vereadores precisam ser enérgicos e precisos na elaboração de leis. Temos exemplos de países desenvolvidos como Japão. Esperar o quê? Mais mortes? Educar sim, punir se necessário.

Amarildo Brilhante, 41 anos, é professor de Língua Portuguesa e Ética da Etec de Araçatuba e Inglês da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, em Araçatuba/ SP. Formado em Direito, Letras, técnico em Contabilidade e Técnico em Informática.

Copyright © - Araçatuba/SP
Todos os direitos reservados:  Amarildo Clayton Godoi Brilhante 

Nenhum comentário: