Esta célebre frase I know not
what tomorrow will bring do escritor e poeta Fernando Pessoa me pôs a pensar
sobre o amanhã. Diz-se que ele teria escrito tal frase próximo ao momento de
sua morte. Por ora o amanhã poderia ser uma grande besteira, pois a princípio ele
não nos pertence. Isto me leva a reflexão de que se o amanhã depender dos
grandes, dos poderosos neste país vamos continuar tendo problemas de toda
ordem. Já no que depender dos pequenos, dos trabalhadores e honestos estes sim
desejam colocar o país no trilho do amor, da ordem e do progresso. Já os
poderosos desejam o progresso, mas é o progresso da sua conta bancária ainda
que os meios empregados sejam o da ilicitude.
A política por si é algo bom,
mas os corruptores fazem dela algo nojento, repugnante, asquerosa, pois a podridão
que estão em seus ossos, corpo e alma a enlameiam. Veja a educação pública no Brasil. O que o
governo e seus agentes na estância superior fazem dela? Fazem dela um lixo. O
engraçado é que se a educação caísse nas mãos de uma pessoa realmente comprometida
com ela, teríamos outro olhar. Seria um outro capítulo, o capítulo da
construção social, de um povo que aos poucos iriam entendendo que é preciso
educar para crescer e não crescer para educar.
A ideologia por trás de um
partido pode valer muito em seus efeitos. Um partido político que tem como base
que precisamos de trabalhadores e não de pensadores destoa bastante da minha
linha de raciocínio, pois ao meu ver qualquer cidadão neste país precisa ter em
sua base intelectual capacidade para ser um crítico construtivo, um pensador que
dê conta de pelo menos fazer a reflexão correta e necessária acerca de algo.
Trabalhador todos são capazes de ser. Agora um intelectual, este nem todos
alcançam.
Agora quando um governo
mascara o ensino público, as coisas, e institui um sistema avaliativo que
favorece a vagabundagem, o que podemos esperar do amanhã? Um partido que é tão corrupto quanto outro
qualquer, tendo em seu quadro corruptores, e que vive sob máscaras e acobertando-se
os seus podres. Conseguem por vezes transformar o ilegal em legal. Usam
subterfúgios para não remunerar bem seus professores. Dá um jeitinho para
transformar hora-aula em minuto aula. Que absurdo! Que não paga o piso da
categoria, que transforma a classe dos professores em categorias efetivos, F,
O..., que superlota as salas de aula, que envia um caderno do aluno que não
condiz com a realidade dos vestibulares, dos concursos públicos e de outros
exames em que os alunos são cobrados, o que esperar desse povo no amanhã.
Uma estrutura engessada.
Prédios com uma infraestrutura abaixo do desejado, às vezes, sem acesso a
deficientes, sem salas específicas, sem armários, sem vestiários, etc. Para
mim, uma vergonha, inconcebível a falta de compromisso com as futuras gerações.
O legado deixado é um legado de vergonha, de podridão, de adultos
incompetentes. Adultos egoístas, gananciosos, amantes da luxúria que olham
somente para o próprio umbigo. Adultos que não sabem nem como educar seus
próprios filhos e quando os ensinam, ensinam os ao ter em vez de ser, ensinam
que um belíssimo celular vale mais do que um livro. Pais que brigam com os
professores dizendo: pra que comprar este ou aquele livro? É muito caro? Porém,
quando o professor olha para o aluno, lá está ele com um celular que vale 700
dólares. Precisamos de estadistas, de homens e mulheres que amem o Brasil, que
podem e querem fazer dele uma poderosa nação.
Biblicamente um homem que não
sabe governar sua própria casa não poderia exercer cargo de comando. Na
política, há muitos assim. Conseguiram chegar lá sabe-se Deus por quais meios.
A verdade foi transformada em
mentira e a mentira em verdade. O sistema é implantado pouco a pouco conforme o
interesse destes guias que estão no poder. É muita sujeira. Qualquer cidadão de
bem se revolta quando vê o mal triunfar, porém muitas vezes de mão atada nada
pode fazer, ou se o faz não alcança o fim desejado.
A educação deve ser
prioridade. Todos devem ter em mente e entender a importância da educação para
crescermos. Infelizmente, e digo infelizmente mesmo e repito infelizmente a
educação já está jogada ao lixo pelo PSDB por mais de 20 anos. E o culpado? A
própria população brasileira que deixou essa oligarquia se perpetuar no poder
por 4 + 4 + e mais...4 anos no poder. A ideologia precisa ser trocada, caso
contrário colheremos os mesmos resultados. Muitos destes que locupletam
vantagens no poder estão a serviço de Satanás. O inferno lhes será bem-vindo ao
morrer. Graças a Deus que há sempre exceções à regra. Pena que poucos. E a
população comunga também com este pensamento, principalmente, nas bases onde se
encontram os que mais sofrem.
Parece-me em uma visão
pessimista que o único governo no amanhã será o governo divino prenunciado
biblicamente. Entretanto, resta-me ainda a esperança de que ao menos um dia, um
governo humano possa melhorar o quadro doentio que aí está. Acabar impossível,
mas melhorar e minimizar os efeitos perniciosos, parece-me que neste sentido
ainda resta uma luzinha bem, mas bem pequenina no fim do túnel. Quiçá, Deus
olhe e tenha piedade do povo brasileiro que padece na mão dos muitos malfeitores
que a governam. Sabem o que podem fazer, entretanto, não o fazem. Talvez, o
medo ou a incompetência ou ambos o impedem de tomar medidas realmente eficazes
que valorizem os professores e melhorem a educação neste país. Enquanto, os
professores forem maltratados, continuar-se-á a construir mais presídios.
O que
será o amanhã? A cultura precisa ser mudada, senão o amanhã, ah! O amanhã. O
amanhã...confesso: não sei o que o amanhã trará.
Amarildo Brilhante, 41 anos, é professor, escritor e palestrante. Formado em Direito, Letras, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática. Araçatuba /SP. Contato: e-mail: amarbrilha@ig.com.br
Amarildo Brilhante, 41 anos, é professor, escritor e palestrante. Formado em Direito, Letras, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática. Araçatuba /SP. Contato: e-mail: amarbrilha@ig.com.br
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Todos os direitos reservados: Amarildo Clayton Godoi Brilhante
2 comentários:
Olá Amarildo, por favor tenho uma dúvida, Por favor detalhe para Mim.
Oque é a Terceira Geração do Romantismo no Brasil.
Aguardo sua RESPOSTA, Obrigado..
Em resumo , Josney Mendes da Silva, o Romantismo - terceira fase do movimento romântico - no Brasil ocorre entre 1870 e 1880. É um período de transição. Surgem novidades de forma e conteúdo. Há uma nova forma no tratar o tema amoroso e volta-se para os problemas sociais. Escritores comprometidos com a causa abolicionista e republicana.
Contexto social e histórico:
Os republicanos querem o fim da monarquia, o movimento a favor do abolicionismo ganha força. Os intelectuais estão envolvidos neste processo de mudança.
A 3.ª fase é conhecida como geração condoreira. A ave condor se torna símbolo aqui para os escritores desta terceira fase do Romantismo. Ela representa desejo de renovação, um voo alto. Marca liberdade e uma visão mais ampla. Eles, os envolvidos neste processo, questionam a ideologia pregada pela primeira geração (nacionalismo e indianismo onde deixavam de lado os negros). O negro não é visto como herói na primeira geração. A terceira geração integra o negro como parte da cultura brasileira.
As facetas do Romantismo estão voltadas para o indivíduo, com seus dilemas e conflitos existenciais, e a outra se volta para a sociedade, com suas injustiças e desejos de mudança se manifestam na terceira fase romântica brasileira.
Expoente: Castro Alves (1847-1871), conhecido como Poeta dos Escravos, envolveu-se com a campanha abolicionista. Na lírica amorosa aborda o amor de uma maneira diferente dos seus contemporâneos.
De um modo geral, tanto na poesia como na prosa, o amor e a mulher são idealizados.
A figura feminina não é tão inacessível e o sofrimento amoroso leva o eu lírico a desejar ardentemente viver esse amor. A poesia de castro Alves expõe o amor de maneira mais concreta e sensual.
Nessa terceira fase, a literatura sofre forte influência (Romantismo europeu) do escritor francês Victor-Marie Hugo (1802-1885) – "Geração Hugoniana". A busca pela identidade nacional ainda continua focada nas etnias europeia e indígena, mas também na identidade negra. Isso não se perde.
Características:
Erotismo; Pecado; Liberdade; Abolicionismo; Realidade social; Negação do amor platônico
Principais Escritores Brasileiros da terceira fase:
Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871)
Temática trabalhada na poesia: social e lírico-amorosa. Dentre elas podemos destacar: Vozes D'África: Navio Negreiro (1869), Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883).
Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902) – o Sousândrad
Poesia “Harpas Selvagens”(1857). Poema narrativo: O Guesa (1871) baseado na lenda indígena Guesa Errante.
Tobias Barreto de Meneses (1839-1889)
É influenciado pelo escritor Victor-Marie Hugo (1802-1885). Publicações: Glosa (1864), Amar (1866), O Gênio da Humanidade (1866), A Escravidão (1868).
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910)
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Principais temas: abolição da escravatura e liberdade religiosa. Publicações: Abolicionismo (1883), Escravos (1886), Minha formação (1900).
Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Publicações que se destacam: A poesia contemporânea (1869), Cantos do fim do século (1878) e Últimos harpejos (1883).
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