09/03/2015

Brasil: Educação é o último plano


Esta célebre frase I know not what tomorrow will bring do escritor e poeta Fernando Pessoa me pôs a pensar sobre o amanhã. Diz-se que ele teria escrito tal frase próximo ao momento de sua morte. Por ora o amanhã poderia ser uma grande besteira, pois a princípio ele não nos pertence. Isto me leva a reflexão de que se o amanhã depender dos grandes, dos poderosos neste país vamos continuar tendo problemas de toda ordem. Já no que depender dos pequenos, dos trabalhadores e honestos estes sim desejam colocar o país no trilho do amor, da ordem e do progresso. Já os poderosos desejam o progresso, mas é o progresso da sua conta bancária ainda que os meios empregados sejam o da ilicitude.

A política por si é algo bom, mas os corruptores fazem dela algo nojento, repugnante, asquerosa, pois a podridão que estão em seus ossos, corpo e alma a enlameiam.  Veja a educação pública no Brasil. O que o governo e seus agentes na estância superior fazem dela? Fazem dela um lixo. O engraçado é que se a educação caísse nas mãos de uma pessoa realmente comprometida com ela, teríamos outro olhar. Seria um outro capítulo, o capítulo da construção social, de um povo que aos poucos iriam entendendo que é preciso educar para crescer e não crescer para educar. 

A ideologia por trás de um partido pode valer muito em seus efeitos. Um partido político que tem como base que precisamos de trabalhadores e não de pensadores destoa bastante da minha linha de raciocínio, pois ao meu ver qualquer cidadão neste país precisa ter em sua base intelectual capacidade para ser um crítico construtivo, um pensador que dê conta de pelo menos fazer a reflexão correta e necessária acerca de algo. Trabalhador todos são capazes de ser. Agora um intelectual, este nem todos alcançam.

Agora quando um governo mascara o ensino público, as coisas, e institui um sistema avaliativo que favorece a vagabundagem, o que podemos esperar do amanhã?  Um partido que é tão corrupto quanto outro qualquer, tendo em seu quadro corruptores, e que vive sob máscaras e acobertando-se os seus podres. Conseguem por vezes transformar o ilegal em legal. Usam subterfúgios para não remunerar bem seus professores. Dá um jeitinho para transformar hora-aula em minuto aula. Que absurdo! Que não paga o piso da categoria, que transforma a classe dos professores em categorias efetivos, F, O..., que superlota as salas de aula, que envia um caderno do aluno que não condiz com a realidade dos vestibulares, dos concursos públicos e de outros exames em que os alunos são cobrados, o que esperar desse povo no amanhã.

Uma estrutura engessada. Prédios com uma infraestrutura abaixo do desejado, às vezes, sem acesso a deficientes, sem salas específicas, sem armários, sem vestiários, etc. Para mim, uma vergonha, inconcebível a falta de compromisso com as futuras gerações. O legado deixado é um legado de vergonha, de podridão, de adultos incompetentes. Adultos egoístas, gananciosos, amantes da luxúria que olham somente para o próprio umbigo. Adultos que não sabem nem como educar seus próprios filhos e quando os ensinam, ensinam os ao ter em vez de ser, ensinam que um belíssimo celular vale mais do que um livro. Pais que brigam com os professores dizendo: pra que comprar este ou aquele livro? É muito caro? Porém, quando o professor olha para o aluno, lá está ele com um celular que vale 700 dólares. Precisamos de estadistas, de homens e mulheres que amem o Brasil, que podem e querem fazer dele uma poderosa nação.

Biblicamente um homem que não sabe governar sua própria casa não poderia exercer cargo de comando. Na política, há muitos assim. Conseguiram chegar lá sabe-se Deus por quais meios.

A verdade foi transformada em mentira e a mentira em verdade. O sistema é implantado pouco a pouco conforme o interesse destes guias que estão no poder. É muita sujeira. Qualquer cidadão de bem se revolta quando vê o mal triunfar, porém muitas vezes de mão atada nada pode fazer, ou se o faz não alcança o fim desejado.

A educação deve ser prioridade. Todos devem ter em mente e entender a importância da educação para crescermos. Infelizmente, e digo infelizmente mesmo e repito infelizmente a educação já está jogada ao lixo pelo PSDB por mais de 20 anos. E o culpado? A própria população brasileira que deixou essa oligarquia se perpetuar no poder por 4 + 4 + e mais...4 anos no poder. A ideologia precisa ser trocada, caso contrário colheremos os mesmos resultados. Muitos destes que locupletam vantagens no poder estão a serviço de Satanás. O inferno lhes será bem-vindo ao morrer. Graças a Deus que há sempre exceções à regra. Pena que poucos. E a população comunga também com este pensamento, principalmente, nas bases onde se encontram os que mais sofrem.


Parece-me em uma visão pessimista que o único governo no amanhã será o governo divino prenunciado biblicamente. Entretanto, resta-me ainda a esperança de que ao menos um dia, um governo humano possa melhorar o quadro doentio que aí está. Acabar impossível, mas melhorar e minimizar os efeitos perniciosos, parece-me que neste sentido ainda resta uma luzinha bem, mas bem pequenina no fim do túnel. Quiçá, Deus olhe e tenha piedade do povo brasileiro que padece na mão dos muitos malfeitores que a governam. Sabem o que podem fazer, entretanto, não o fazem. Talvez, o medo ou a incompetência ou ambos o impedem de tomar medidas realmente eficazes que valorizem os professores e melhorem a educação neste país. Enquanto, os professores forem maltratados, continuar-se-á a construir mais presídios. 

O que será o amanhã? A cultura precisa ser mudada, senão o amanhã, ah! O amanhã. O amanhã...confesso: não sei o que o amanhã trará. 

Amarildo Brilhante, 41 anos, é professor, escritor e palestrante. Formado em Direito, Letras, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática. Araçatuba /SP. Contato: e-mail: amarbrilha@ig.com.br

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2 comentários:

Unknown disse...

Olá Amarildo, por favor tenho uma dúvida, Por favor detalhe para Mim.

Oque é a Terceira Geração do Romantismo no Brasil.

Aguardo sua RESPOSTA, Obrigado..

Amarildo Brilhante disse...

Em resumo , Josney Mendes da Silva, o Romantismo - terceira fase do movimento romântico - no Brasil ocorre entre 1870 e 1880. É um período de transição. Surgem novidades de forma e conteúdo. Há uma nova forma no tratar o tema amoroso e volta-se para os problemas sociais. Escritores comprometidos com a causa abolicionista e republicana.

Contexto social e histórico:

Os republicanos querem o fim da monarquia, o movimento a favor do abolicionismo ganha força. Os intelectuais estão envolvidos neste processo de mudança.

A 3.ª fase é conhecida como geração condoreira. A ave condor se torna símbolo aqui para os escritores desta terceira fase do Romantismo. Ela representa desejo de renovação, um voo alto. Marca liberdade e uma visão mais ampla. Eles, os envolvidos neste processo, questionam a ideologia pregada pela primeira geração (nacionalismo e indianismo onde deixavam de lado os negros). O negro não é visto como herói na primeira geração. A terceira geração integra o negro como parte da cultura brasileira.

As facetas do Romantismo estão voltadas para o indivíduo, com seus dilemas e conflitos existenciais, e a outra se volta para a sociedade, com suas injustiças e desejos de mudança se manifestam na terceira fase romântica brasileira.

Expoente: Castro Alves (1847-1871), conhecido como Poeta dos Escravos, envolveu-se com a campanha abolicionista. Na lírica amorosa aborda o amor de uma maneira diferente dos seus contemporâneos.

De um modo geral, tanto na poesia como na prosa, o amor e a mulher são idealizados.
A figura feminina não é tão inacessível e o sofrimento amoroso leva o eu lírico a desejar ardentemente viver esse amor. A poesia de castro Alves expõe o amor de maneira mais concreta e sensual.
Nessa terceira fase, a literatura sofre forte influência (Romantismo europeu) do escritor francês Victor-Marie Hugo (1802-1885) – "Geração Hugoniana". A busca pela identidade nacional ainda continua focada nas etnias europeia e indígena, mas também na identidade negra. Isso não se perde.

Características:
Erotismo; Pecado; Liberdade; Abolicionismo; Realidade social; Negação do amor platônico
Principais Escritores Brasileiros da terceira fase:
Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871)
Temática trabalhada na poesia: social e lírico-amorosa. Dentre elas podemos destacar: Vozes D'África: Navio Negreiro (1869), Espumas Flutuantes (1870), A Cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os Escravos (1883).
Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902) – o Sousândrad
Poesia “Harpas Selvagens”(1857). Poema narrativo: O Guesa (1871) baseado na lenda indígena Guesa Errante.
Tobias Barreto de Meneses (1839-1889)
É influenciado pelo escritor Victor-Marie Hugo (1802-1885). Publicações: Glosa (1864), Amar (1866), O Gênio da Humanidade (1866), A Escravidão (1868).
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910)
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Principais temas: abolição da escravatura e liberdade religiosa. Publicações: Abolicionismo (1883), Escravos (1886), Minha formação (1900).
Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Publicações que se destacam: A poesia contemporânea (1869), Cantos do fim do século (1878) e Últimos harpejos (1883).