04/09/2015

A Ética

Araçatuba, quinta, 04 de setembro de 2015.

Amarildo Clayton Godoi Brilhante

Qual a concepção de mundo que queremos ter para todos? Somos guiados por nossas filosofias de vida. As ideologias estão presentes nas camadas sociais tanto nas mais como menos abastadas financeiramente. A sociedade brasileira criou uma cultura de se positivar tudo por meio de lei e que as coisas devem ter visibilidade e finalidade prática. A forma de vida que adotamos certamente nos traz determinados resultados. Neste caso, o bom uso da razão deve nos dar a direção.

A sociedade brasileira carece de fortalecimento imediato no campo ético, todavia, fortalecimento de todos se convergindo para interesses afins de construir uma sociedade melhor. A conformação com as injustiças e com a corrupção no meio social em nada contribui. Qualquer homem ou mulher devem ter o domínio sobre sua razão para agir acertadamente e com liberdade. Há sempre uma postura mais adequada a ser adotada nas situações práticas. Todos temos em certas circunstâncias que agir e é aí que necessitamos valorar positivamente ou negativamente nossas ações. O agir bem possibilita uma vida mais tranquila, por isso pensar nas consequências antes de agir é fundamental.  Somos confrontados em ter ou não que mentir diante de uma vida em perigo iminente, ou ainda o médico de decidir se o aborto ou o desligamento de aparelhos é a ação mais oportuna para aquela circunstância, bem como, a cirurgia feita às pressas contrariando-se certos detalhes para salvar uma vida, enfim os exemplos são infindáveis.

O raciocínio precede a liberdade e como o homem é dotado da razão, é capaz de escolher e, portanto, seus valores e ações não podem conduzi-lo para a prática do mal se ele é um sujeito ético. Ser ético é ter uma prática diária de vida, uma ação individual que produz resultado coletivo, é ter a postura correta acerca das circunstâncias cotidianas de modo que favoreça o bom convívio social. A ética nos serve como um parâmetro social que permite a convivência com as outras pessoas, sendo ela fundamentada em valores e ações os quais devem voltar-se para a liberdade. Todos temos o mundo a nossa frente e nossas escolhas podem passar, mas dependendo do que fizermos permanecerá para sempre.
Ser ético é ser virtuoso e em todo ser ético suas ações são motivadas pelo que está internalizado em si mesmo. A virtude se faz presente naqueles que adotam comportamentos sociais adequados. O homem virtuoso tem por hábito questionar suas atitudes como sendo boas ou más. A virtude é essencial na vida das pessoas, uma vez que, suas ações determinarão os resultados.

O ser humano é uma inconstante, porém dentro de inúmeras possibilidades faz suas escolhas tendo como ponto de partida a razão e é esta que o fará usufruir de sua liberdade ou grilhões. Sabendo-se que é um ser plural, que é protagonista, tem direitos e deveres.  Todos estamos debaixo de diversos papéis em que figuramos no cotidiano: ora figuramos na condição de denunciante, testemunha, ou denunciado, já que exercemos diariamente inúmeros papéis na sociedade. A execução de nossos atos se dá de maneira livre e conscientemente motivado apenas por uma convicção íntima de cada ser. A tomada de decisão deve cunhar-se na possibilidade de melhor convívio. Escolher entre o certo e errado dependendo das circunstâncias pode não parecer tarefa fácil. Sabemos, todavia agregar valor as coisas e a reconhecer que decisões de âmbito individual produz reflexo no âmbito coletivo.  A ética de um grupo nem sempre é interessante para o outro.

Uma boa escolha acontece naturalmente quando o indivíduo porta em si mesmo valores e princípios, tais como: vida, amor, democracia, justiça social, liberdade e equidade. Quem tem atitudes éticas não compactua com a corrupção, uma vez que a não conformidade com as desigualdades e a rejeição ao egoísmo repelem tamanho mal social automaticamente. Torna-se, neste caso, portanto, o indivíduo um denunciante, o que faz dele um não compactuante com a sistemática nociva. Considera-se ético aquele que não só busca, mas exerce o domínio sobre a sua natureza tendenciosa ao erro. A vontade do indivíduo é educada e sabe sopesar as situações de forma coerente. E quando sua natureza está submetida ao seu domínio o leva a gozar de um mundo de liberdade com responsabilidade.

Consoante o autor SÍLVIO GALLO: “Cada um de nós é semelhante a um pequeno barco que deve atravessar um oceano. Devemos realizar nossa travessia no tempo (...) e as condições temporais são adversas para a travessia do barco (...) a consciência da morte nos impõe a tarefa de criar as condições possíveis de vida (...) não queremos apenas sobreviver como os demais animais. Queremos ser felizes (...) mas, o que fazer para conquistar a felicidade”?

Consciência e responsabilidade são palavras chaves dentro do campo ético. O agente utiliza-se de bom senso, tem consciência e autonomia. O comportamento ético ajuda a manter o equilíbrio social, a saber evitar o caos. Logo, todo ser ético tem a sensação de missão cumprida. Disto posto, somos capazes de avaliar o que é bom e o que é ruim.
Independente de autores colocarem a moral referindo-se ao indivíduo e a ética à sociedade é certo que tanto um quanto o outro pode causar de forma direta ou indireta algum dano. 
Enfim, a sociedade escolhe construir sua ética. Embora as inquietações da vida estejam nos acompanhando em momentos diversos, cabe a nós ressaltarmos nossas qualidades e mantermos uma conduta decente.   

Já no que tange aos atos políticos negativos, estes uma vez praticado reduzem um povo a viver desgraças sociais restando ao povo lutar contra tais abusos. Nada justifica a corrupção que é a mais pura demonstração da falta de ética na política. É necessário a busca de fundamentos saudáveis, pois em qualquer época é possível vivenciar uma insanidade institucionalizada. Certos fatos políticos acarretam grande perturbação social, visto que, agentes políticos antiéticos não visam o bem comum da sociedade. As ideologias estão aí, quando não intrínseca, extrínseca, nos afetando em todo tempo, principalmente, as ideologias de uma classe dominante. Cabe a nós filtrá-las e usar a sensatez. Ser ético é ter e praticar uma cultura positiva. Caminhemos, pois para a realização do que queremos enquanto sociedade. A construção ou sua destruição está em nossas mãos. O ser humano é dotado de um farol, a luz ou está em nós ou a nossa frente... Portanto, cabe a nós...
Amarildo Brilhante, é professor, escritor e palestrante. Formado em Direito, Letras, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade. Araçatuba /SP. Contato: e-mail: amarbrilha@ig.com.br


Copyright © - Araçatuba/SP
Todos os direitos reservados:  Amarildo Clayton Godoi Brilhante 


Nenhum comentário: