05/04/2016

Tropeçar ajuda a caminhar?


                                                                                                                         Amarildo Clayton Godoi Brilhante

Diz-se que Thomas Alva Edison (USA 1847-1931), cientista e inventor  da lâmpada elétrica incandescente teria errado muitas vezes. Não o quisera admitir como erro, mas sim como uma nova possibilidade de acerto. E assim se foi: uma falha na execução aqui outra ali até o fato se consumar. Os tropeços nos levam a aprendizados dos quais dificilmente esqueceremos. A sabedoria popular ventila aos ares que se aprende errando. Um novo aprendizado surgiria então a cada falha. Os tropeços por este viés acabam sendo necessários.  Somos seres humanos e embora não queiramos, um dia erraremos em algum ponto. Não fomos pré-programados a não errar, fomos programados com dispositivos de alerta. Há aqueles que quando caem ficam prostrados e outros ficam mais fortes, mais sabidos e quando se levantam, levantam para vencer utilizando-se de suas experiências. Carecemos de um manual específico a ser seguido, todos precisamos de parâmetros, um norteador para onde podemos ir, seguir e fazer ou não fazer. A Bíblia Sagrada é uma fonte de riquezas que bem aproveitada, é proveitosa por demais tanto ao indivíduo quanto a sociedade.

Os tropeços nos fazem despertos a não fazê-lo novamente. Tropeçar pode significar a priori uma involução, um descer degraus para depois, a posteriori, uma evolução, um voltar a subir. Nem sempre subimos quando e na intensidade que desejamos. Tropeços em certos aspectos acabam tornando-se necessário, fazem parte do nosso caminhar. Há vencedores que surgem das cinzas. Está escrito: as coisas loucas são postas a fim de confundir as sábias vez por outra. Tropeçar nem sempre representa um atraso, uma complicação, mas uma prova de que as coisas ocorrem em seus momentos devidos. Alguns desistem definitivamente tão logo tropece. Que o tropeço signifique o interstício entre o que eu quero e a hora em que poderei me apropriar de algo e o quanto estarei amadurecido para preservar tal conquista. A dor pode desestimular, mas que não se tema o fracasso.  Que o tropeço te ajude a focar ainda mais em seus objetivos e gere em você uma força capaz de enfrentar as situações adversas. Seja resiliente, quando necessário. Não desista! Há ganhos até onde não se espera muitas vezes. Tire lições do fato ocorrido, ainda que triste.

A vida não oferece a todos facilidades. Há sempre aqueles que terão que nadar o quádruplo em relação a outros para atravessar o mar tenebroso, agitado e frio. Evite pessoas negativas. Somos os responsáveis a transpor os obstáculos. A vida nos oferece opções: desistir ou prosseguir. Gosto do lema: desistir nunca, retroceder jamais. Campeões são fabricados quando não desistem. Não escolha estar alistado com os fracassados, pois estes se rendem facilmente a qualquer batalha. Amargam a si mesmos e tentam contaminar os outros. Todos podemos caminhar, todos podemos tropeçar. Tal verbo é indicativo de uma ação, logo só tropeça quem está caminhando.
Diante das incertezas da vida, estamos quase sempre a precisar de alguém para dar rumo e alento, quando não nos pôr no prumo. Por vezes, nos perdemos durante nossa jornada. Perdemos a condição de se fazer e refazer a si mesmo. O maior pecado é não oportunizar a si mesmo. Reerga-se! Tropeços devem ser encarados como chances de acertos futuros. Assim foi com Thomas Edison, o inventor da lâmpada. Ficamos mais fortalecidos. Do menor ao maior, do mais forte ao mais fraco, entre os seres humanos todos tropeçamos.

Viver é poder tropeçar, e tropeçar é aprender. As dificuldades têm lá seus aspectos positivos. Ao ser superada você se percebe, sim percebe que é capaz. A cada tropeço uma lição, a cada lição uma nova página reescrita.
Amarildo Brilhante, é professor, escritor e palestrante. Formado em Direito, Letras, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade.  

Contato: e-mail: amarildobrilhante@fatec.sp.gov.br


Copyright © - Araçatuba/SP

Todos os direitos reservados:  Amarildo Clayton Godoi Brilhante

Nenhum comentário: