25/04/2016

Qualidade de Vida



                                                                                                                         Amarildo Clayton Godoi Brilhante
Muitas transformações ocorreram com o passar dos tempos. Muita informação, muito estresse, muita correria, cobranças na empresa, preocupações, relacionamentos comprometidos, família fragmentada.

E uma vez que estamos vivos sempre haverá dias de ocorrência de fatos negativos que produzirão impacto de âmbito direto ou indireto. Porém, a forma como você lida com situações adversas pode repercutir sobremodo. É preciso adotar um estilo de vida que promova sua saúde e bem-estar e, para tal que haja uma percepção aguçada do que se quer, além de planejamento; ambos fundamentais para quem deseja ter qualidade de vida. Independentemente de qualquer fator corrente sua saúde merece cuidados e sua família não pode ser ignorada.

A palavra de ordem é: mude o que for necessário mudar, pois qualidade de vida não é um requisito somenos em nossas vidas. Aspire a qualidade sem comprometer suas atividades laborais. E cuide não só do seu físico, mas também do psicológico. Faça atividades que possam liberar o estresse do cotidiano. Desde uma simples caminhada até um esporte que lhe agrade. O dinheiro não é tudo, assume certa importância, auxilia em certos aspectos, mas é preciso saber viver a vida.

Há quem opte por destruir sua própria saúde por mera liberalidade. Práticas como fumar, beber e se drogar, por exemplo, não figuram na lista de um comportamento saudável, afinal é bom que se saiba que a bebida alcoólica, o cigarro e as drogas não possuem nenhuma substância necessária ao bom funcionamento dos órgãos. Se você faz um mal uso de seu livre-arbítrio, está sendo competente o bastante para cavar o próprio buraco. Escolher a direção equivocada é sempre um agravante.  Entretanto, as pessoas só podem ajudá-lo à medida que você decide ser ajudado.

Gaste um tempo de qualidade consigo mesmo. Valorizar sua saúde, seu bem-estar é extremamente importante. Fuja de práticas inadequadas a mente e ao seu corpo. Crie o senso de respeitar a si mesmo. Examine-se. Faça uma introspecção e corrija o que não está bem em sua vida. Sempre há uma solução mais viável e naquilo que não puder resolver busque auxílio com profissionais para a questão que te incomoda.

Seja disciplinado, pois isto é sinal de equilíbrio. Suas percepções determinam seu sistema de cultura e valores. Logo, seu interior precisa estar de bem com a vida. Padrões financeiros e qualidade de vida não devem vir associados. Preserve sua autoestima, pois seu estado interior é um forte determinante. Estimule-se em busca do que irá corroborar com seu bem-estar. A realização ocorre a partir da sua iniciativa. Dentre tantos fatores não negligencie uma dose significativa de sono. O sono põe a “máquina” para descansar e “carregar as baterias” renovando-nos a cada amanhecer.

Busque o lazer, mas não deixe de atender demandas importantes. Atenda demandas importantes sem deixar de viver. Em sua poética musical Renato Russo já cantava: É preciso saber viver, saber viver! É preciso viver! Que este seja um pensamento imperativo.

Mantenha uma boa alimentação. Faça o que é da sua alçada de modo responsável. A vida é como um jogo, quem não joga fica atrofiado, deslocado, perdido. Trace suas próprias metas, crie as próprias expectativas. Gere ganhos a sua saúde. A melhor condução da sua vida é aquela que você sabe aonde quer chegar. Molde-se e mexa-se! Seja produtivo para que você mesmo ao olhar para trás se dê por satisfeito! E por fim, faça o que te faz bem, respeitando-se o lugar do outro!
Amarildo Brilhante, é professor, escritor e palestrante. Formado em Direito, Letras, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade.  

Esta publicação pode ser citada ou reproduzida livremente, com a condição de que a sua procedência seja mencionada. 

E-mail para contato: amarildo.brilhante@fatec.sp.gov.br


Copyright © - Araçatuba/SP

  

Nenhum comentário: