21/05/2020

Leitura: elemento imprescindível - Parte 2


Se você preferir pode assistir ao vídeo clicando no link que o direcionará ao Youtube ou ler a transcrição do vídeo logo abaixo.


Olá, saudações cordiais Amarildo Brilhante!

O poeta e crítico literário Ezra Pound uma das figuras mais proeminentes do movimento modernista da poesia estadunidense no século 20 tem uma frase bem conhecida que diz:  “Um povo que cresce habituado à má leitura é um povo que está em vias de perder o pulso de seu país e o de si próprio.”  Na visão de Erza Pound a falta do sentimento de paixão, de simpatia, de entrega aos livros traz consequências não só pessoal, mas social. Já o cientista e astrônomo Carl Edward Sagan disse certa vez que o “Livro é a prova que humanos são capazes de fazer mágica.” Na visão de Sagan o livro é um objeto, uma ferramenta poderosa capaz de transformar e encantar.

No primeiro vídeo eu fiz um rápido comentário sobre os benefícios na rotina de um leitor assíduo. Este é o segundo vídeo em que eu abordo a importância da leitura. Eu gostaria que você ficasse comigo neste vídeo até o final. 

Talvez você não tenha notado, mas um texto pode alterar as sensações físicas de uma pessoa no momento que ela ouve ou enquanto ela lê. Eu mesmo já chorei no meio da leitura de um texto diante de um público, tal era a profundeza que emanava da mensagem. Talvez você não tenha passado por essa experiência ainda. Contudo imagine que você intercepte uma carta e consiga ler antes de chegar ao seu destinatário. Nesta carta o conteúdo fala extremamente mal a teu respeito e foi escrito por uma pessoa que você estimava demais. Enquanto você lê aquela carta quais sensações estariam acontecendo em seu interior, pense por um minuto e descreva-as? Um professor quando vai à frente de uma sala de aula com um texto em mãos e o lê, sem que ele perceba as sensações estão ocorrendo na mente daqueles alunos que acompanham atentamente a leitura. Alguns deles pensarão, é isso mesmo, nossa como pode... por isso que as coisas não mudam, que legal isso adorei esse texto. Neste instante ocorre uma interrelação silenciosa de protagonistas, ambos estabelecem uma relação dialética. É possível que até em termos comparativos o aluno estabeleça suas vivências, caso aquilo lhe seja atribuído como importante. E nessa relação estabelecida, cada um engendra o seu real a partir do mesmo ponto, torna-se exequível, se solidificam internamente, cada qual dentro de seus parâmetros.

Livros sempre serão objetos fantásticos para os amantes da sabedoria, do conhecimento. Se você parar para analisar perceberá que a sociedade brasileira carece de leitura que perpasse as superficialidades e a sociedade brasileira carece de ampliar a cultura. Isso não sou eu que estou afirmando. São os dados que as frequentes pesquisas mostram ao longo dos anos. Nós brasileiros quando o assunto é leitura e avaliação internacional ainda figuramos culturalmente como o patinho feio na história para um país da dimensão continental como o Brasil, o país mais importante da américa do sul. É imprescindível desenvolver a cultura de leitura em nossa sociedade, principalmente nas camadas economicamente mais baixa da população. Não importa o quanto haja de progresso científico e tecnológico e novas invenções. Deixar de ler sempre será prejudicial. Um livro fechado é um amontoado de folhas prestes a encher-se de poeira e envelhecer. A pessoa que lê é difícil de ser manipulada. Ler, entretanto, é dinamizar o raciocínio e colaborar para que o seu cérebro se mantenha ativo, saudável.

É fundamental que você descubra o seu DNA o quanto antes, ou seja, a sua identidade leitora. Ler nunca foi e nunca será atitude solitária e nem sempre é séria, ela pode ser divertida. Há leituras que podem ser realizadas em grupo. Num cerco de família é possível que se faça uma leitura compartilhada, basta que escolha a leitura certa para a situação certa. O pai lê, depois a mãe, depois o filho. A leitura de acordo com a especificidade de cada um, ela pode ser direcionada, focada. Como assim? Quem quer tornar-se especialista em alguma coisa precisa filtrar o que quer ler e uma vez definido isso, manter o foco. Estabeleça qual é ou quais são suas preferências? Sua preferência é sobre livro que fala sobre amor, negócios, política, guerra, futebol?.... Estabeleça seu código genético de leitura. Pense na sua pirâmide individual, quanto mais você se afasta da base mais perto do topo você fica.

Há espaço na sociedade para os mais diversos protagonismos. Em relação a plataforma que você vai utilizar é você quem escolhe, eu particularmente tenho preferência pelo livro de papel, mas não dispenso pequenas leituras pelo celular ou computador. Confesso que nunca li inteiro um livro por computador. Uma vez que você é leitor de um segmento, é fã de alguma coisa, você pode organizar grupos que partilham a mesma afinidade para trocar ideias, trocar informações acerca das leituras realizadas. As redes sociais possibilitam isso. Pode ser um clube de leitura, uma peça de teatro escrita individual ou coletivamente a partir da leitura de um mesmo livro, ou ainda valendo-se de uma interpretação pensar em uma dança, ou elaborar um concurso de desenho sobre como seria a caricatura de uma personagem etc. O nome disso é trabalho colaborativo. Juntos vamos mais longe. É, portanto um exercício gradual. Ler é realizar conquistas graduais.

O ser humano é um ser de potencialidades, bastando a ele germinar o lado intelectual por meio de seu esforço pessoal. Anjos não vão colocar todo conhecimento acumulado durante a existência humana de forma mágica no cérebro de ninguém. A aprendizagem é contínua e pode ser cumulativa.  Mas vale lembrar que todo conhecimento será muito mais eficaz, será bem mais válido, quando a mente que o detém exercer um papel na constituição do mundo visando minimizar as mazelas sejam elas culturais ou não. Antes de querer ser uma pessoa de sucesso, seja primeiramente uma pessoa de valor. Ler não é perder tempo, portanto.

Vou ficando por aqui e agradeço a sua atenção. Se você gostou divulgue, não segure essa informação, repasse, pois ela ajudará alguém em algum lugar. Até o próximo vídeo.

Inscreva-se no meu canal do Youtube e clique no sininho para receber todas as notificações. 


Amarildo Brilhante, é  escritor,  palestrante e professor. Formado em Direito, Letras, Pedagogia, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade.  
Esta publicação pode ser citada ou reproduzida livremente, com a condição de que a sua procedência e autor  seja mencionada .

E-mail para contato:  amarildo.brilhante@fatec.sp.gov.br

Facebook: Amarildo Brilhante Brilhante


Nenhum comentário: