21/05/2020

Leitura:elemento imprescindível - Parte 1

Mario Quintana dizia que o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.  

Se você preferir pode assistir ao vídeo clicando no link que o direcionará ao Youtube ou ler a transcrição do vídeo logo abaixo.

Fique comigo neste vídeo até o final e você vai entender por que a leitura é um elemento imprescindível. Serão uma série de vídeos e no último vídeo eu vou trazer exemplos práticos daquilo que a leitura e a interpretação podem provocar na sua vida e na de outros no dia a dia.


     O ideal é que o incentivo à leitura comece na criança, em sua tenra infância por estímulo dos pais, avôs ou tutores. Saber ler, compreender e escrever é algo que nos diferencia dos animais. Entretanto, a leitura exige e possibilita interpretação.  Mas aí surgem perguntas: A leitura acrescenta o que na minha vida?  Por que eu deveria ler se eu não gosto? Você até pode discordar do que eu vou dizer, mas em pelo menos um destes pontos que eu vou mencionar você irá concordar comigo: 
    Primeiro ponto: Ler amplia o teu grau de conhecimento, ou das pessoas que o cercam ou de conhecimento de mundo. 
     Segundo ponto: Ler está relacionado a desfrutar, a apreciar, a viajar no mundo da imaginação. Ler é uma forma captar informações e de entretenimento. Quem é um leitor assíduo gosta até daquele cheiro de livro novo. 
    Terceiro ponto: Histórias e experiências que hoje temos conhecimento precisou da escrita, mas antes da escrita tivemos a tradição oral e consequentemente com o surgimento da imprensa por Gutenberg alguém se valeu de leituras e interpretações até hoje e isso de alguma forma nos ajudou quer seja na formação de nossa personalidade, quer seja na ficção e etc.  As mitologias, A Bíblia Sagrada. Quantas versões sobre Chapeuzinho vermelho você leu ou conhece? E assim vai... 
      Quarto ponto: Ler nos ajuda na compreensão do passado e do presente.  
    Quinto ponto: Ler nos ajuda a vivenciar teorias e consequentemente experiências. É possível chorar ao ler um livro? Sim, tal qual um filme. Não só chorar, mas também rir, ficar indignado com aquela personagem perversa que não morre, lembrar de alguém...
     Sexto ponto: Ler fornece uma excepcional bagagem cultural. Você pode conhecer tudo sobre um país, sobre política, economia, religião, sobre a vida de alguém sem nunca ter saído do lugar... Eu diria que ler é um embebedar-se com a sabedoria dos outros. Cada conhecimento acrescentado é um pixel que se junta a outros pixels e que formam a imagem, a tua bagagem cultural.
     Sétimo ponto: Permite entender quem somos, onde chegamos e para onde podemos projetar nosso futuro.  Ler é projetar o seu futuro.
     Oitavo ponto: Favorece uma consciência crítica e ativa, cabendo a cada indivíduo exercê-la para a construção de uma sociedade mais justa ou não. Vou citar apenas três homens que lutaram para uma sociedade mais justa Martin Luther King (queda do racismo), Mahatma Gandhi (Independência da Índia e pacifista), Jesus Cristo (Ensinando a prática do amor ao próximo). 
     Nono ponto: Ler é investir no ser humano que você é e que poderá ser, é investir em si.
     Décimo ponto: A leitura te mantém atualizado.    

Enfim, ler pode mudar vidas. Algumas pessoas que se tornaram bilionárias, tiveram suas vidas mudadas e atribuíram a leitura de livros a sua ascensão: Warren Buffet ( o magnata, filantropo e um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, ele figura entre a quarta pessoa mais rica do mundo hoje), Oprah Winfrey, Bill Gates e outros. 
E a falta de leitura pode provocar alguma coisa? Ah sim, claro que a falta de leitura vai ter seus efeitos colaterais, é como um remédio que você precisa tomar para ajudar seu organismo e você se abstém.  

Por que eu deveria ler se eu não gosto? Bom, assim como o corpo precisa de exercícios para ter uma qualidade de vida mais saudável, assim como um carro há meses parado na garagem precisa ser ligado, pois a falta de uso descarrega a bateria, os pneus murcham, o resíduo do combustível no tanque forma uma gosma que entope  os injetores, os filtros, os carburadores; o óleo parado no carro começa a coalhar e perde a capacidade de lubrificação. Mas e aí, eu expus tudo isso para uma reflexão. Agora olhe para você e analise. Você é um carro parado há mais de 90 dias? Pois bem, lembre-se de que a mente humana também precisa de estímulos, precisa ser exercitada, tal qual, a pessoa que vai a academia para ficar musculoso, só se fica musculo com exercícios.  Um cérebro que lê é um cérebro exercitado. Quem ganha, só você! 
    
 A falta de leitura: 
● Permite que você perca tempo e dinheiro; 
● Te faz ter medo e impede você de abraçar projetos mais complexos; 
● Você fica empobrecido em poder de argumentação (haja vista quando você tem que escrever uma redação, por exemplo.
Você fica refém do chamado branco na hora da apresentação (você deve se lembrar de algum trabalho de escola em que você não leu e teve que ir à frente na sala de aula apresentar); 
● Cria uma insegurança em algumas situações. 
● A ciência comprova que ler traz benefícios ao cérebro.  

Assistam os próximos vídeos. Este vídeo foi gravado em 24 de abril de 2020. Agradeço a atenção de todos que me acompanharam até aqui.

Inscreva-se no meu canal do Youtube e clique no sininho receber todas as notificações e ajude a divulgar, poderá ser útil para alguém essa informação. 

Amarildo Brilhante, é  escritor,  palestrante e professor. Formado em Direito, Letras, Pedagogia, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade.  
Esta publicação pode ser citada ou reproduzida livremente, com a condição de que a sua procedência e autor  seja mencionada .

E-mail para contato:  amarildo.brilhante@fatec.sp.gov.br

Facebook: Amarildo Brilhante Brilhante

Nenhum comentário: