21/05/2020

Mitologia em Game of Thrones - Guerra dos Tronos Parte 1

Se você preferir pode assistir ao vídeo clicando no link que o direcionará ao Youtube ou ler a transcrição do vídeo logo abaixo.


Em pauta o assunto é Mitologia em Game of Thrones ou em português Guerra dos Tronos
Quero começar com uma frase para reflexão ... Ausência de provas, não é prova da ausência. Pense aí um pouquinho, que já, já eu te explico. Não saia daí. Fique comigo.

Os livros As Crônicas de Gelo e Fogo deu origem a série de TV Game of Thrones, uma série de grande sucesso, produzida pela HBO do escritor George Raymond Richard Martin que é escritor americano e tem publicações em vários gêneros, entre eles, roteiro, romance épico, conto, ficção científica e por vai. A batalha entre os Sete Reinos é a trama central, visto que, quem ganhar o Trono de Ferro conseguirá assegurar a sobrevivência do inverno rigoroso. 

O narrador trabalha muito bem os plots e subplots, as ações crescentes e decrescentes na estrutura de Game of Thrones, a meu ver, o enredo em cada capítulo é permeado de ação crescente e decrescente e com direito a um plost twist. Na primeira temporada você se depara com Cersei Lannister em um ato sexual flagrada pelo garoto Brandon que foi empurrado da torre por Jaime Lannister deixando-o paraplégico, a ação decrescente acontece quando a mãe do garoto fica sabendo quem fez aquilo com o filho dela. Outro momento é quando Jon Snow descobre que não é bastardo depois de sofrer constante humilhações, descobre que é o herdeiro do trono de ferro (ação decrescente). Bom agora sim, vamos começar a falar um pouco sobre mitologia. 

Você muito provavelmente já ouviu falar no filme Thor. E quem foi Thor na mitologia nórdica? Thor era o deus do trovão e protetor dos agricultores. Acreditava-se que quando ocorria o trovão era porque os deuses estavam bravos.  
Na abertura eu utilizei a frase ausência de provas, não é prova da ausência. Sim, claro! Uma pessoa que comete um ilícito penal pode não ser condenada por ausência de provas, todavia isso não quer dizer que ela não tenha praticado, apenas a justiça pode não ter conseguido a prova materialidade. O que isso tem a ver com mitologia, é agora que vem o segredo revelado. 

Você vê mula sem cabeça, chupa-cabra, saci-pererê por aí? Não, penso eu!? Então o que você tem é ausência de provas, porque a partir do momento que houver uma comprovação da existência de mula sem cabeça, saci-pererê tal qual conhecemos na lenda brasileira, então o que era lenda, o que era mito deixa de ser e passa a ser algo cientificamente comprovado.. Em Game of Thrones são quatro famílias que disputam o Trono de ferro: os Lannister usam o símbolo do leão; os Stark usam o símbolo do lobo; os Targaryen usam o símbolo do dragão e os Baratheon usam o símbolo do veado.

Os mitos fantásticos da Europa medieval serviram de inspiração para a criação do enredo. Repare em toda mitologia da qual a história se reveste. Esse universo fantástico na Saga de George Martin subsidia toda a história com tramas, personagens e os ambientes com referências mitológicas. É possível notar a presença das mitologias gregas, romanas, anglo-saxônicas e arthuriana trabalhadas pelo autor. Figuram deuses, heróis, e outras criaturas. A Novela de Cavalaria é um elemento bem presente, a história dos reis, o romance, a espada. 

Como a abordagem é mitologia, antes de continuarmos, primeiro, é preciso ter uma rápida noção do que é mito e o que é mitologia. O mito trabalha com o supranormal, como modelos e símbolos, são transmitidos entre as gerações e quem eram responsáveis por propagar os mitos eram anciãos. Mito é algo sem explicação científica comprovada e que busca explicar a origem da vida, a vida após a morte, ou os fenômenos da natureza. No folclore brasileiro cada região norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste no Brasil tem suas lendas, seus mitos. Vamos encontrar na literatura os mitos Saci Pererê, Cuca, Mula sem cabeça, João e o pé de feijão... O autor sabiamente mantém a essência adaptada. Os mitos acabam oferecendo modelos para o mundo comum. 

O sufixo – LOGIA anexado a qualquer palavra confere o caráter de estudo de uma determinada matéria, no caso aqui, os mitos. Logo, Mitologia é o estudo em si de narrativas relacionadas aos mitos, seus significados e relação entre os povos. O estudo da mitologia lança luz para compreensão do comportamento de uma sociedade, um traçado entre o mundo conhecido e o mundo desconhecido.   Os mitos do passado propunham dar sentido as angústias vividas pelos homens.

Em 1949 Joseph Campbell, publicou o livro Herói de Mil Faces. Campbell mostra em seus estudos que todas as grandes histórias seguem uma estrutura básica, ele chama de monomito. Nele, apresentava 17, mas atualmente, foi condensada em 12 etapas a Jornada do Herói que são: o mundo comum; o chamado à aventura; a recusa do chamado; o encontro com o mentor; a travessia do primeiro limiar; as provas, os aliados e inimigos; a aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição; e o retorno com o elixir.
O herói tem sempre uma jornada pela frente, no princípio, o personagem aparece levando uma vida normal até que surja algum desafio, às vezes, é uma aventura ou pode ser um desafio o qual o herói ficará imbuído do sentimento de cumprir a missão. Uma vez que ele aceita enfrentará seu inimigo, o lado sombrio. O autor colocará a, ou, as personagens para embarcar nos desafios.  Em Game of Thrones, Jon Snow sente os perigos, não sabe ao certo até onde ele é capaz. Snow consulta seu mentor, o velho cego e sábio da guarda da noite e recebe dele a permissão para seguir em frente. Jon Snow é morto e revive. 

O personagem herói inevitavelmente passará pelo teste de seu limite, terá que superá-lo. A apoteose se dá quando o herói vence a batalha e retorna triunfante para seu lar. A trilha do herói é carregada de essência e valores, onde ele jogará o jogo. Tal qual o herói nós vivemos várias jornadas com exceção que não desfrutamos do poder de reviver ao menos não nesta vida terrena.

Ainda está curioso pra saber mais? Vou ficando por aqui e se você gostou curta e compartilhe. No próximo vídeo falarei mais sobre mitologia em Game of Thrones.   Um abraço randômico e até o próximo vídeo.

Inscreva-se no meu canal do Youtube e clique no sininho receber todas as notificações e ajude a divulgar, poderá ser útil para alguém essa informação. 

Amarildo Brilhante, é  escritor,  palestrante e professor. Formado em Direito, Letras, Pedagogia, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade.  
Esta publicação pode ser citada ou reproduzida livremente, com a condição de que a sua procedência e autor  seja mencionada .

E-mail para contato:  amarildo.brilhante@fatec.sp.gov.br

Facebook: Amarildo Brilhante Brilhante

Nenhum comentário: